por Daniel André Teixeira'

Taxi(smos) Modernos

Leave a Comment

Hoje aconteceu e só quem anda distraído ficava surpreendido com o que se vê nas notícias.

Podia ser uma manifestação tranquila, de um modo a que se pudesse ouvir as condições e o que o que transtorna aqueles que têm como profissão o taxismo e que vêem agora a UBER e a Cabify entrar em cena, mas preferiu-se outros instintos e já há motoristas dessas instituições a serem alvo de ameaças e ataques às suas viaturas. Não tem nexo uma manifestação se tornar uma guerra pronta a acontecer mal passe certas viaturas.

Deixam que o lado neandertal de certos taxistas sejam o comportamento de proa para a manifestação. Não há momento em que não se veja um ódio intenso e pronto a descambar em desacatos sobre outros que nada têm a ver com a manifestação e estão a fazer o seu trabalho. Um motorista da UBER não tem culpa que a profissão de taxista sejam subvalorizada na sociedade (fruto de um descuido e de um modo de estar quem pouco ajuda à dignidade digo eu). Não podem querer levados com seriedade quando mostram um lado de "feios, porcos e maus" e quando é visível uma vontade de querer destruir veículos da concorrência.

E marcham eles, de modo lento, mas desta vez sem o taxímetro estar a contar. Logo aí já é estranho. Uns tentam uma melhor apresentação enquanto se manifestam, outros pouco querem saber de aparências falando para os media (muitas vezes com aquele solene vocabulário de taxista saloio) ou fugindo das câmaras (dizendo um palavrão desse mesmo solene vocabulário de taxista saloio). Falou-se que esta seria uma manifestação pacífica ... e depois já não se falava assim. Uma pessoa liga as notícias e já vê carros da UBER amassados, motoristas barricados em estações de serviço e uma especie de "roubem os empregos dos outros, não os nossos" pelas ruas cheias de taxis que não vão a lado nenhum ... toda uma classe apaziguadora.
 Vai ser isto o dia todo, é o menu desta "manifestação".

A nível pessoal nunca usei a UBER, apenas conheço relatos de amigos.
Admito que poder fazer uma viagem dentro de um bom carro, estimado, com um motorista bem apresentado me parece algo que faria de bom grado, ao invés de no momento em que entro dentro de um taxi já estar a ser taxado quase quatro euros e nem arrancou do sítio.
É errado apontar vítimas. O taxismo está a ser alvo de uma imagem que foi semeando e denegrindo porque não tinha concorrência. Foi um estereótipo que se criou e que poucos não seguiram, e isso traz consequências. Ao ver que outros se chegaram à frente com uma outra apresentação eis que saem à rua e partem para a violência. Um passo estúpido e pouco pensado.
Mesmo que tanto a UBER como a Cabify ainda não estejam regulamentadas na totalidade o modo de "estamos aqui em paz, mas se passares aqui levas" é pouco louvável. Mesmo que se possa dizer que são apenas 2% que são arruaceiros que todos pagam pelos pecadores é essa a imagem de animosidade que estraga o sentido da manifestação e da "luta" como apelidam esta demanda.

Já agora, as outras duas entidades agradecem o aumento da clientela.

0 comentários:

Enviar um comentário